Cores e Sensações

Descubra o que cada cor pode oferecer além da beleza

Existem diversas cores expostas ao nosso redor. Estudos científicos que as cores são respostas do nosso cérebro às percepções influenciadas pela cultura, conhecimento, preferências. Isto significa que, nossos olhos captam as cores, porém a compreensão das mesmas é algo relacionado diretamente às experiências internas e individuais. Assim, cada um de nós tem percepções e reações diferentes quanto às cores.

Com base nas nossas percepções escolhemos as cores que mais nos agradam. A preferência por esta ou aquela cor tem uma forte ligação com comportamento e personalidade. As cores que escolhemos para compor nosso cotidiano, como cor da roupa e acessórios, do carro, da mobília e decoração, e até da comida, falam muito sobre nós mesmos. Testes psicológicos afirmam que as cores possuem significados próprios e exercem grande influência na maneira como nos relacionamos com os espaços da nossa casa, trabalho, diversão e outros.

Conhecendo as cores

Uma dinâmica escala cromática distribui as cores em grupos. Em cada grupo encontramos a cor central e suas variações de tons mais claros e mais escuros. Como exemplo, podemos citar o rosa chá que é uma variação do rosa que, por sua vez, é uma variação do vermelho que é a cor central do grupo.

Partindo da concepção de que toda cor é um elemento de influência nos ambientes, diferentes sensações podem ser experimentadas por meio dos grupos de cor. Conheça as ações e reações que cada grupo pode desencadear.

Vermelho é uma cor intensa e vibrante, que transmite paixão, sensualidade, emoção. Oferece calor e energia ao ambiente, atraindo glamour e vigor pra o espaço. Aplicada em excesso pode provocar a agressividade e inquietação.

Laranja está associado à saúde, alimentação, vitalidade e criatividade. Esta cor produz entusiasmo, coragem e intimidade. Remete ao outono gerando a sensação conforto e aquecimento. Abusar do laranja pode atrair a melancolia e tristeza.

Amarelo traz vida, luz, inspiração. Relacionado à sabedoria e conhecimento, figura a felicidade de um dia ensolarado. Ambientes com muitas aplicações do amarelo podem ser angustiantes, causando insegurança e instabilidade emocional.

Verde representa crescimento, harmonia, equilíbrio. Está diretamente ligado à natureza, seus benefícios e belezas. Aplicações suaves de verde comunicam calma e alegria constantes. Se utilizado em grande quantidade pode despertar egoísmo, preconceito, inveja e cobiça.

Azul é uma cor profunda e serena que inspira confiança, fé e lealdade. Geralmente associado à inteligência e profundidade do conhecimento, transmite sobriedade e maturidade. Espaços com esta cor podem inibir o apetite, causar apatia e indiferença.

Branco simboliza pureza e inocência. Geralmente exerce influência positiva, remetendo à bondade e segurança. Branco em excesso provoca sensação de vazio, distância, monotonia e frieza.

Preto reflete poder, autoridade e firmeza nas ações. Aplicações de preto criam um ambiente elegante, sugerindo formalidade com um toque de mistério. Por ser uma cor que lembra a morte, abusar do preto pode causar morbidade, afastamento, tristeza e pessimismo.

Cinza inspira humildade, simplicidade, solidez. É uma cor prática que equilibra o ambiente com versatilidade. Espaços onde há grandes proporções de cinza comunicam solidão, depressão e apatia.

Marrom é uma cor estável. Sugere calor e conforto tornando o ambiente familiar, amável e organizado. Essa cor pode transformar o cotidiano oferecendo sensatez e firmeza. O urso exagerado do marrom inspira autoritarismo e arrogância.

Violeta reflete tranquilidade, dignidade, nobreza, sentimentos sublimes de unidade. É uma cor marcante que pressupõe criatividade, intuição e natureza artística. Aplicada em demasia pode representar orgulho, atitude autoritária e afastamento da realidade.

Dividindo as Cores

A partir da intensidade visual dos grupos, as cores são dividas em quentes e frias, leves e pesadas, calmantes e estimulantes, confortáveis e opressivas. Todas possuem características peculiares em função do que são em si mesmas.

Especialmente, ao falarmos em cores de tinta precisamos entender que a divisão entre tons quentes e frios não é uma regra, mas um parâmetro para noção de cores. Veja na figura a abaixo a divisão de cores das tintas Colatex.

Cores Quentes

Ambiente utilizando cores quentes
Cores Frias

Ambiente utilizando cores frias

Escolhendo as Cores

A variedade de tons que existe dentro de um grupo de cor nos oferece inúmeras opções de aplicação de cores nos ambientes. Veja algumas dicas para escolher a cor adequada ao seu ambiente e desfrutar seus benefícios.

Seu ambiente Cores adequadas Benefícios
Escritórios e salas de estudos Amarelo
Verde
Azul
Incita a criatividade
Diminui o estresse
Proporciona concentração
Bares, Lanchonetes, Restaurantes Laranja
Vermelho
Marrom
Estimula o apetite
Atrai energia e descontração
Sugere familiaridade
Cozinhas e Espaço Gourmet Branco
Marrom
Vermelho
Laranja
Indica limpeza
Gera conforto
Incita a interação
Estimula o apetite
Sala de descanso, Quartos de dormir Violeta
Cinza
Verde
Branco
Conduz à harmonia
Traz equilíbrio emocional
Oferece tranquilidade
Gera segurança
Hospitais, Clínicas, Consultórios, Laboratórios Azul
Verde
Violeta
Branco
Transmite segurança
Confere vitalidade
Proporciona calma
Indica higienização
SPA, Centros de Estética e Beleza Vermelho
Cinza
Amarelo
Desperta a vaidade
Comunica inovação
Gera felicidade
Espaços para festas Preto
Cinza
Branco
Representa glamour
Oferece neutralidade
Gera amplitude visual

Importante: O uso em excesso das cores podem causar efeitos desagradáveis. Procure um profissional em arquitetura e decoração para auxiliar a seleção da cor e tonalidade ideais, bem como, locais e proporções de aplicação.

Valorizando os Espaços

A escolha adequada das cores é essencial para a harmonia do convívio e na valorização do ambiente. Alguns princípios quanto à utilização das cores na arquitetura e decoração são importantes no aproveitamento dos espaços e reprodução de efeitos de transformação.

Dimensões - Ambientes com cores quentes, vermelho, amarelo e laranja, apresentam ser menores do que realmente são, enquanto espaços com cores frias, azul, violeta e verde, apresentam ser maiores. Escolha a cor certa para criar o efeito desejado.

Equilíbrio - Tons mais escuros são visualmente pesados, por isso tendem a ser usados mais próximos ao chão para equilibrar o ambiente (exceto em casos de redimensionamento do espaço). A ausência de cores escuras oferece um visual opressivo, deixando o espaço incômodo.

Exagero – Espaços onde há muitas cores vivas deixam a visão confusa e prejudicam a harmonia dos elementos. Em áreas amplas, como paredes, aplique tons mais claros deixando cores fortes para os detalhes.

Contraste – Cores de grupos diferentes são contrastantes e podem ser uma ótima opção para aplicação de detalhes, pois destacam a decoração e as formas do ambiente.

Aproveite essas dicas importantes e divirta-se com as cores para criar ambientes com sofisticação.

Conheça as cores Colatex